Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

Saiba como um ERP para operação financeira pode auxiliar na gestão da sua empresa

Saiba como um ERP para operação financeira pode auxiliar na gestão da sua empresa

A rotina da área financeira de uma empresa é marcada por muita correria. No meio desse processo, erros podem acontecer se as informações não estiverem em ordem. Por isso, um ERP para operações financeiras é um recurso que vem para auxiliar na organização e estruturação de dados.

Sabemos o quanto a gestão financeira é importante para uma empresa. Aumentar a produtividade e gerar resultados só podem ser alcançados com a mitigação de processos manuais, que tomam muito tempo dos funcionários.

Nesse artigo, você vai entender os benefícios dos sistemas de gestão financeira para sua empresa e como a consolidação de informações pode alavancar o volume negócios.

O que é um ERP?

Um ERP, ou Planejamento de Recursos Empresariais, em tradução livre, tem a função de unificar o que diversos programas realizam em um único sistema. Assim, interliga módulos de áreas distintas, tornando os dados e informações acessíveis. Isso evita repetições e digitações desnecessárias. Ou seja, pode trazer uma série de benefícios, como veremos a seguir.

É fato que a tecnologia veio para se tornar uma grande aliada em nosso dia a dia. Na sua empresa não seria diferente. Utilizar softwares e ferramentas online pode auxiliar na solidez do seu negócio e ainda protegê-lo em eventuais crises e imprevistos.

Você já ficou sobrecarregado com demandas porque as informações não estavam forma correta ou foram enviadas fora do prazo? Os recursos adequados controlam essas situações e gerenciam o recebimento desses dados.

O que muda na sua empresa?

O ERP de operações financeiras torna o fluxo de trabalho mais eficiente, pois os dados estão acessíveis a qualquer hora e consolidados em um único lugar. Com isso, você tem benefícios como:

  • Ganho na produtividade diária;
  • Otimização do tempo;
  • Automação de processos;
  • Eficiência de comunicação;
  • Facilidade na gestão de clientes;
  • Segurança no armazenamento de dados.

A integração permite que todas as informações sejam as mesmas entre todos os sistemas e usuários. Já que nomenclaturas e outros dados são inseridos e organizados dentro de um padrão pré-estabelecido. Assim, mesmo que uma pessoa de outro setor precise da informação ela consegue encontrar e entendê-la rapidamente.

Imagine se cada setor da empresa utilizar um sistema diferente. A comunicação torna-se mais complicada e laboriosa, abrindo espaço para equívocos. E sabemos que na área de finanças erros como este podem trazer prejuízos enormes para sua empresa.

Agilidade e mais transparência auxilia ainda o atendimento ao cliente, que consegue fornecer o que ele precisa em tempo real. É menos tempo de espera e burocracia. Isso impacta positivamente na percepção que o cliente tem da sua marca.

Como gerenciar os pagamentos recorrentes?

Um dos pontos mais importantes para uma empresa é a gestão dos pagamentos, principalmente os recorrentes. Essa modalidade funciona como uma assinatura, exigindo o armazenamento de dados do cliente para que a cobrança seja feita mensalmente. Todas essas informações devem ser gerenciáveis e editáveis, permitindo adições, exclusões, atualizações, entre outros.

O sistema de gestão de pagamento deve ser completo, oferecendo suporte à todas as variáveis de um processo de recorrência. Isso inclui mudança de plano, cancelamento de assinatura e emissão de nota fiscal.

A inadimplência, que pode ser um problema para o crescimento de uma empresa, consegue ser reduzida com um gerenciamento eficiente. Com apenas alguns passos simples, a equipe responsável consegue estar em total controle de toda a operação financeira.

Como as informações se mantêm seguras?

Os dados de seus clientes e funcionários estão seguros e armazenados de forma correta? Como vimos, informações pessoais são sensíveis e podem facilmente comprometer negócios. Por isso a segurança de dados é essencial para um bom relacionamento com o cliente, ganhar competitividade no mercado e manter uma boa reputação da marca.

Inteligência Artificial

O investimento em inteligência artificial e machine learning para segurança tem crescido exponencialmente a cada ano. Em estimativas da IDC Brasil, o valor deve alcançar 671 milhões somente em 2019. Esse crescimento é reflexo dos recentes ataques de malwares e da aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor no país em 2020.

E isso importa porque todo o armazenamento de dados nos softwares de gestão é feito em nuvem. O ambiente online é mais seguro, porque sobre ele são aplicadas diversas medidas de proteção em tempo real. Ainda são evitadas perdas de dados e a sua recuperação caso algo aconteça.

Controle de acesso de dados

Todas estas informações devem estar protegidas por detrás de um controle rígido de acesso. Ou seja, apenas funcionários e gestores credenciados conseguem visualizar esses dados. O controle permite ainda ver quem, quando e o quê acessou no sistema. Assim, é possível verificar qualquer tentativa, seja ela efetiva ou não, de invasão.

Isso se estende até mesmo ao compartilhamento de links entre os setores dentro da empresa, limitando o acesso aos arquivos enviados. Neste caso, dependerá da demanda e estrutura da sua empresa.

Por que sua empresa precisa do ERP?

Para um crescimento saudável da empresa é necessário tomar decisões estratégicas, com base em dados precisos e informações assertivas. Todo esse processo pode ser muito mais simples e rápido com sistemas online que contenham todas as informações.

Implementar novas tecnologias em um setor tão crucial para a empresa, é se colocar na vanguarda e sair na frente do mercado com processos modernos. É fato que a transformação digital está mudando a forma como as tarefas do dia a dia são realizadas, até mesmo as mais simples. Por isso, uma atualização constante é necessária.

 

Fonte Pluga

Inscreva-se grátis na nossa
Newsletter e fique por dentro

Exemplo

Texto
Texto Texto
Texto
Texto Texto
Texto
Texto Texto  Texto
Sistema financeiro especializado Propriedade Intelectual jurídico integrado logotipo LDSOFT

Lorem Ipsum Dorum Amem